Um caso prático: Water Mixer diminuiu de 40 para 2 minutos o tempo de abastecimento dos fulões - 27/04/2007

Entre as empresas que utilizam o sistema de dosagem de água Water Mixer da NBN, está a Soubach Beneficiamento em Couros Ltda., de Portão/RS. Com uma unidade responsável pela produção de 4.000 metros de couro/dia, a Soubach implantou o misturador de água quente e fria criado pela NBN Automação Industrial para otimizar o processo produtivo dos curtumes. De acordo com o diretor operacional da NBN, André Nodari, “o sistema de dosagem de água Water Mixer é o primeiro passo para a automatização do curtume” O sistema responde pela dosagem e o controle de temperatura da água que abastece os fulões.

Muito satisfeito com o investimento, o diretor comercial da Soubach, Clóvis Rockenbach, afirma que “hoje fazemos em dois minutos aquilo que levávamos 40 minutos para fazer”. Além da economia de tempo, a empresa ganha na economia de água – que chega a ser de uma fulonada por semana. Esta economia é possível graças à possibilidade de reaproveitamento de boa parte da água utilizada no processo de curtimento, e à precisão que o sistema confere ao abastecimento dos fulões. Com os processos padronizados, o curtume não precisa reprocessar nenhuma das etapas da preparação do couro para o curtimento. André Nodari salienta que o sistema de dosagem Water Mixer pode ser integrado com sistema de controle de processos (Smarttan), balança misturadora e dosadora (Chemitan), dosador volumétrico de produtos (DAP), dosador volumétrico de precisão (Voludap), e controlador e monitorador de processo para fulão (Restan XP).

 A SOUBACH BENEFICIAMENTO EM COUROS
 
Criada em 1989, a Soubach Beneficiamento em Couros Ltda. tem a sede na cidade de Portão/RS. Especializada em acabamento e recurtimento de couros, a empresa atende o mercado interno, através da prestação de serviços, que compromete 80% de sua produção. Os outros 20% da produção são couros vendidos diretamente ao mercado externo, especialmente para a Ásia e Europa.

Nestes 17 anos de existência, a empresa enfrentou todo tipo de turbulências, tanto em crises específicas do setor coureiro-calçadista, quanto em crises que afetaram a economia nacional. Hoje, sólida e consolidada, a Soubach gera 170 empregos diretos, e tem uma sede própria com 6.000 metros quadrados de área construída, num terreno de 8.000 hectares, na zona rural da cidade de Portão, há 50 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul. Os projetos para o futuro incluem “manter nossa participação como prestadores de serviços, e manter sempre uma parcela da nossa produção para a exportação direta, como fazemos hoje”, anuncia Clóvis Rockenbach.  A empresa tem como diretores Clóvis Rockenbach, Claiton Rockenbach e Ubirajara de Souza.

Rua Tenente Ary Tarrago , 3295
CEP: 91225-002 - Porto Alegre - RS
Telefone: +55 XX (51) 3366.1026
FAX: +55 XX (51) 3366.2829