NBN é destaque na Zero Hora - 08/07/2009

Publicada na Zero Hora desta terça-feira, a NBN Automação Industrial é um dos destaques da reportagem Criatividade para dar novo fôlego a antigos negócios (página 24), que aborda empresas gaúchas que criam soluções tecnológicas para modernizar processos tradicionais.

Leia abaixo a reportagem na íntegra.

NA MEDIDA CERTA

Mesmo separadas por milhares de quilômetros, curtumes de Brasil, China, África do Sul, Cuba e Canadá têm algo em comum: o DNA gaúcho das máquinas. A coincidência é possível porque são países importadores de equipamentos da NBN, de Porto Alegre, que cria aparelhos para automatizar processos tradicionalmente manuais.

– É uma automação para uma indústria muito antiga, que ainda tem muita coisa feita à mão – explica Ulf Bogdawa, sócio e diretor comercial da empresa, que atua num mercado que movimenta R$ 80 milhões ao ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Máquinas para Couro e Calçados (Abrameq). 

Com 20 funcionários e faturamento anual de R$ 3,8 milhões, a NBN fabrica máquinas com sistemas óticos para a medição e classificação precisa das peças de couro. Outro mecanismo controla a pesagem e a mistura correta dos produtos químicos, o que permite um couro com as mesmas características, até quando proveniente de diferentes lotes, e reduz a exposição dos operários às substâncias tóxicas.

Há 23 anos no segmento, a empresa disputa o mercado internacional com indústrias da Europa. Nos últimos cinco anos, exporta para a China usando como trunfo a simplicidade na operação das máquinas, ao contrário dos equipamentos europeus, feitos para uma mão-de-obra com alta qualificação.

Zero Hora, 07 de julho de 2009

Download da reportagem: http://www.nbn.com.br/newsletter/img_nbnews_002/ZeroHora.pdf

Rua Tenente Ary Tarrago , 3295
CEP: 91225-002 - Porto Alegre - RS
Telefone: +55 XX (51) 3366.1026
FAX: +55 XX (51) 3366.2829