“Turbine” a sua medidora! - 07/04/2008

A medição de couros é uma etapa fundamental para a indústria de curtumes. É, de fato, o “momento da verdade”, onde fica demonstrado o rendimento obtido durante todas as etapas do processo. Além disto, a área medida é diretamente proporcional ao faturamento da empresa! Cada milímetro quadrado a menos na medida do couro equivale a menos reais (ou dólares) na receita da empresa. Portanto, medir com exatidão os couros é fundamental!
 
A NBN Automação Industrial já oferece ao mercado uma nova geração de medidoras – a MD ROLL – que foi desenvolvida baseada em roletes óticos. Este sistema é aplicado para a medição de couros semi-acabados e acabados, sendo especialmente indicado para couros macios que tendem a enrugar na passagem da medidora. O sistema ótico de medição é colocado no interior de roletes transparentes que pressionam o couro sobre cintas de transporte. Desta forma o couro fica perfeitamente estendido, evitando a formação de rugas e dobras que causam perdas nas medidas. Além da exatidão garantida pelo sistema ótico, a precisão das medidas é muito grande, pois o sistema de construção com rolos permite a eliminação de diversas influências sobre a medida, como a forma de colocação e retirada dos couros pelos operadores. A utilização deste sistema de medição garante um “ganho” (ou eliminação de perda) de 3 a 4 %.
 
A novidade agora é a possibilidade de acoplar o cabeçote de medição, contendo os roletes óticos em qualquer base de medição, podendo ser aproveitadas estruturas de outras medidoras.
 
As principais características da do cabeçote de medida - MD ROLL - são:
  • Funciona como equivalente eletrônico da máquina padrão de medição (máquina mecânica de pinos), visto que as distâncias entre os dispositivos óticos (20 mm) e a velocidade dos roletes correspondem ao estabelecido segundo ISO 11.646.
  • Alta velocidade de medição, chegando a 60 m/min, que permite alta produção com máxima precisão.
  • Sistema de sincronização que permite o ajuste do couro sobre a cinta transportadora.
  • Dois processadores para gerenciar grandes volumes de dados e um para diagnóstico contínuo das medidas.
  • Conexão com diversos acessórios.
  • Utilização de diversas unidades de medida.
 
Esta é mais uma solução que a NBN, empresa com 21 anos de atuação no mercado, oferece à indústria de curtumes. Além dos sistemas de medição a empresa também é especializada na automatização dos processos de produção de couros, através de diversos sistemas de dosagem de água e produtos químicos.
Rua Tenente Ary Tarrago , 3295
CEP: 91225-002 - Porto Alegre - RS
Telefone: +55 XX (51) 3366.1026
FAX: +55 XX (51) 3366.2829