MDRoll da NBN mede couros com sistema de rolos ópticos, garantindo precisão no processo e o fim das perdas para os curtumes - 11/04/2007

Uma das áreas de atuação da NBN Automação Industrial é na produção de medidoras de couros. Com o mercado cada vez mais competitivo, a empresa, que em 2006 completou 20 anos, tem investido em novas tecnologias, “de forma que possamos contribuir para que os curtumes possam otimizar seus resultados”, afirma o diretor comercial, Ulf Bogdawa.

Dentro desta linha, foi criada a MDRoll, uma medidora de couros totalmente eletrônica, desenvolvida pela equipe da NBN. O equipamento otimiza os resultados dos curtumes porque oferece precisão na medição de couros. Ulf Bogdawa lembra que “com os custos da matéria-prima, somados à concorrência mundial cada vez mais acirrada, cada centavo que for obtido na precisão da máquina é ganho importante para os curtumes”. A medidora eletrônica é hoje um dos carros-chefes das vendas da NBN.

A MDRoll é uma medidora específica para couros macios, que realiza a medição através de rolos ópticos. A medida é registrada no momento em que o couro passa entre os rolos, o que garante a precisão na medição. A técnica de rolos ópticos permite o perfeito espalhamento do couro que está sendo medido. A medição entre rolos evita enrugamentos que produzem erros, e conseqüentes perdas para os curtumes.

A MDRoll pode medir até 60 metros de couro por minuto. O sistema operacional da máquina tem sensores que permitem que o equipamento perceba a entrada de material, baixando a velocidade da esteira, que ganha velocidade logo após a colocação da nova peça. A esteira de saída independente, feita de cintas de poliuretano italianas está programada para dar uma parada no final do processo de medição, permitindo que a máquina possa carimbar o couro, evitando borrões na marcação – mais um item de ganho financeiro.

Entre os curtumes que têm medidoras MDRoll em funcionamento, estão: Bertin Lins, Bertin RS, Peles Pampa, Campelo, Italsofa (Natuzzi), Curtume Moderno, Senai Mato Grosso, Toryal (Grupo Alemão), Peles Minuano, Bermas Cascavel, Brespel Portão e Touro Presidente Prudente. Entre as empresas que estão recebendo seus equipamentos estão Bermas Cascavel, Brespel Portão e Curtume Touro Presidente Prudente.

Rua Tenente Ary Tarrago , 3295
CEP: 91225-002 - Porto Alegre - RS
Telefone: +55 XX (51) 3366.1026
FAX: +55 XX (51) 3366.2829